segunda-feira, 8 de setembro de 2014

QUEM TÁ CONTANO A HISTORA PELA METADE...

Minha mãe Sinhá Maria  me insinô qui quem conta uma históra pela metade ou fez ela ou tá nela inté as ponta dos cabelo.
Fiquei pensano aqui cum meus cumigo: Pur que num falaro  qui esse tar de Paulo Roberto - O Deduradô - não foi unha e carne cum o FHC e foi postado lá na Petro pur ele?
Pur que quando dero a nutiça num falaro que tava na lista o difunto-morto que quaje virava santo?
Hoje, o dia interin a nutiça foi repetida qui era cum o povo do PT e os aliado. Se isquecêro do difunto rapidin. Sim, purque quando interessava  era só falá nele que todo mundo chorava e queria logo votá no homi. Se a inleição tivesse sido no dia 14/08 ia dá de mil a zero, purque os inucente  forum chamado as "tuia" pra ressucitá o rapai no voto.Inté a pobe da viúva foi convocada pra sê vice daquela ôta. Pense numa mulé sem cumpentença!
Hoje carqué sindico de prédio cria um partido. A mulé num cunsegue nem ajuntá gente pra fazê um forró!
Despois  qui ela dexô Lulinha, ela saiu se acoloiano cum esse  e aquele partido, mai ninhum quis pegá nessa bomba chiando. Ela foi e ispaiô qui ninhum partido prestava. Foi inventá um tar de rede, qui deve sê dessas ruim qui num seive nem pra sogra drumí. Tombém num deu certo. Aí ela qui já tinha esculhambado os partido todo veio pidi pinico a ex-gunvernadô de Pernambuco. Ele qui já tinha feito a lesêra de se apartá de Lula e Dilminha, fez a segunda maió lesêra da vida dele. Aceitô a Barata qui Rói Santo entrá na sua chapa. Pense numa bichinha pra dá azá! Se aprochegô de Chico Mendes, ele morreu. Se aprochegô de Lulinha, ele ficô duente. Se aprochegô de Dilminha, ela ficô duente. Finarmente, se aprochegô do rapai e ele morreu numa tragédia qui levou uns rapaizes bem inteligente.
Fai inté mêdo! Se ela chegá perto do Bispo daquela igrêja ricona no ôto dia ele vai pidi irmola na rua da agonia.
Se ela cumprá um circo o leão cai os dente e o anão cresce. 
Mai vortando as vaca fria... Eu acho muito isquisito qui essa deduração sigilosa seje qui nem as parte íntima das mulé da vida: tôdo mundo sabe. Aí fica os caba se fazeno d eleso : "Quem vazô? Quem deixou vazá? Vazô nada! Derramou tudo. Mió, quaje tudo pois os interessedesse caba despois qui discubriro quem é a peça, resorvêro derrubá e trazê de vorta o minêro dos aeroporto e do "halicopi" chei de pó.
Mai vamo isperá. Linhás, isperá não. Vamo butá o povo na rua, nossos minino e minina qui querem um Brasil que já cumeçô e percisa cuntinuá a sê grande.
Eu inté tava nonato qui o lema deles é : "Para mudá o Brasil". O Brasil mudô  e eles num viro? Vixe Nossa Sinhora, qui povo cego! Ou intonce deve de sê para mudá o Brsil pra donde ele era antes. Atrasado, cum misera e sem iducação. Eu acho qui é isso. Tenho inté certeza. Afinar eles se acostumaro a num pagá os direito dos impregado, a num vê pobre nas iscola de farcudade pra sê dotô e num andá de carro a num sê carro de boi.Casa? Nem pensá! Pobe vivia era sendo ispulso da terra do sinhô de ingenho, sem nada, cum uma mão na frente ôtra atrás. 
A fia de Cumadi Caiminha vai agora nim dezembo formá dois fio, um fio macho e uma fia féme, na faculdade de diministração. A bichinha tinha era mêdo que as fia tivesse o mêrmo distino dela, da mãe dela e da vó dela: todas impregada de casa de rico , que trabaiô a vida tôda sem nem tê uma cartêra de trabaio, munto meno qui fôsse assinada. A amiga dela  vai tê uma irmã formada de dotôra de infermeira. E é fia de cortadô de cana.
Eu acho qui deve de sê isso qui eles querem mudá... deve de sê. Tá ruim pra eles. Munto ruim, munto diferente do qui sempre foi.
Linhás, pur falá nin coisa ruim, eu ia dizê paquela mulé do cocó, a que roi santo, qui era mió ela iscrevê os pograma de gunverno dela cum giz, daqueles de iscrevê nim quadro de iscola, purquê fica mai mió de apagá sem deixá rasto, Ela tá sempre ino e vortano. Iscreve e apaga, diz e desdiz. Deve de sê daquelas mulé qui obedece e baixa a cabeça pra quarquer home: dus irmão ao pastô. tudo manda nela. 
Despois ainda qué usá o ditado qui o morto dexô: "Num vamo desisti do Brasil!"
Ela disiste de tudo, inté das coisa qui diz, magine do Brasil.
Nóis tá custumada pur aqui cum as muié de fibra, qui nem Dilminha, qui nem dibaxo de pau de torturadô  disitiu de nada, munto menos do Brasil. Pense numa mulé valente!
Eu acho qui vô pará de pensá cum meus cumigo, poi ainda vô falá cum Cumade Du e arrumá as coisa do CMV - Cumitê das Mulé de Veigonha, pra amenhã de menhã caí na rua juntano o povo e pidindo pa eles num sê ingrato e pensá milhó in quem mais cuidô deles. Despois é drumi e sonhá cum a rôpa qui eu vô usá na posse de Dilminha. É que eu vou pras Brasília. Vô sim. Agora pobe qui nem eu pode andá de avião e no mêrmo qui anda os dotô e os ricão.
Pur falá nin avião...não amenhã eu falo e pido a nota fiscá do avião qui num é de ninguém.
Boas noite pra ocês.
Fulorinda Fulô (Cumadi Fulozinha)
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails